FALTA APENAS 1 MÊS PARA O ENEM!

Agora é oficial: falta apenas 1 mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E se você está lendo esse texto, é porque provavelmente não estudou nada ou quase nada até aqui, não é mesmo?

Antes de pensar em desistir, saiba que apesar de não ter se preparado o suficientemente até esse momento, não deixe de fazer a prova. Mesmo que você não atinja o desempenho desejado, você terá treinado para uma nota chance e pode aproveitar outras oportunidades, como bolsas de estudos.

Mesmo com poucas semanas, ainda dá tempo de rever alguns conteúdos antes do Enem. Entretanto, a 30 dias da prova, é preciso ter consciência de que não é mais possível se preparar como outros candidatos que estudaram desde o início do ano. 

Se esse é seu caso, a primeira dica, é que você divida seu tempo de estudo da escola e de preparação para vestibular. 

 Como o tempo é curto, o ideal é que você se concentre nas disciplinas que têm mais dificuldade. Você pode estudar as matérias e vídeos recomendados no . Formar grupos de estudo com os colegas para trocar conhecimento também ajuda muito!

Para quem já terminou os estudos

Agora, se você já terminou os estudos e apenas trabalha, seu tempo de estudo pode ser dedicado exclusivamente aos conteúdos do Enem. Isso te da uma certa vantagem, pois poderá dedicar mais horas nesse último mês e trabalhar o maior número de disciplinas que puder.

O candidato precisa saber que não é possível estudar três anos de ensino médio em um mês. A dica é baixar as últimas três ou quatro provas do Enem, para selecionar os conteúdos mais recorrentes e focar apenas neles.

Ainda dá para estudar Planos de Estudo de Enem anteriores?

A pouco tempo da prova, usar o Planos de Estudos de Enem anteriores como um roteiro para as matérias que você tem mais dificuldade. “É importante que ele utilize os planos de estudo como fonte de informação, pois eles estão bastante resumidos e focados naquilo que o Enem pede”, completa Megy.

APOSTE EM SIMULADOS

Outro ponto fundamental nesse mês pré-prova é a realização de simulados. O simulado é uma forma de conhecer e se acostumar com o estilo de prova e tipos de questões, e ainda avaliar seu desempenho. No caso do Enem, os simulados são ainda mais importantes, já que é um vestibular mais longo e exige uma resistência do candidato.

O Enem é um vestibular que avalia bem suas competências e habilidades. Portanto, não adianta chutar as questões, o Método TRI identifica possíveis chutes.